Governador Rui Costa e Prefeitos do Território do São Francisco assinam ordem de serviço para construção da policlínica regional

Um novo equipamento de saúde estará, em breve, à disposição da população da região norte da Bahia. Na manhã desta quinta-feira (5), o Governador Rui Costa e os Prefeitos que compõem o Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) ordem de serviço para construção da policlínica regional. Um novo modelo de assistência pública de saúde instalado através de parceria com os municípios, visando regionalizar e fortalecer a atenção primária, por meio de um Consórcio de Saúde.

Acompanhados de deputados federais, deputados estaduais, lideranças políticas, secretários estaduais e do ex-governador Jacques Wagner, estavam presentes os prefeitos Paulo Bomfim (Juazeiro), Zé Filho (Remanso), Manoel Afonso (Pilão Arcado), Lindomar Dantas (Uauá), Enilson Rodrigues (Campo Alegre), Wilker Torres (Casa Nova), Ana Passos (Sento-Sé) e o Prefeito de Canudos e Presidente do Constesf, Genário Rabelo.

Serão investidos 24 milhões de reais de para construção e aquisição de equipamentos, enquanto a manutenção será compartilhada entre o Estado e os municípios do consórcio de saúde. A policlínica está prevista para ser inaugurada no primeiro semestre de 2019 e atenderá os municípios do Território, que juntos possuem uma população de aproximadamente 544 mil habitantes. O novo equipamento de saúde oferecerá exames de alta complexidade e consultas em até 18 especialidades.

O governador Rui Costa agradeceu aos prefeitos pela parceria e destacou a importância da policlínica para as administrações municipais. “Agradeço aos prefeitos que estão aqui hoje, pois essa construção que estamos anunciando vai ajuda-los a servir melhor o povo. Hoje os prefeitos não têm esse serviço próprio e acabam pagando ao serviço particular, o que é mais caro, e a nossa policlínica regional terá mais qualidade que muitas clínicas particulares”, disse.

A Policlínica da Região Norte será construída na Avenida São João, em Juazeiro, e terá em torno de 3 mil metros quadrados de área construída. Além disso, está contemplado estacionamento e micro-ônibus para transporte de pacientes dos municípios consorciados.

Para o presidente do Constesf, Genário Rabelo, esta quinta-feira marca o início de um tempo com mais qualidade de vida para a população do Território. “Hoje demos início a um tempo de melhoria na saúde da nossa população, por isso agradecemos ao Governador Rui Costa por voltar seus olhos para uma demanda latente dos nossos municípios. O Consórcio de Saúde é resultado do empenho do prefeito Paulo Bonfim e de todos nós, prefeitos que compõem o Constesf, a policlínica vem para beneficiar a população com mais saúde e qualidade de vida”, afirmou.

Ascom Constesf

Atenciosamente,