Jornada Pedagógica de Canudos orienta professores sobre gestão de sala de aula

Diante do desafio de superar as dificuldades encontradas em sala de aula, a Jornada Pedagógica 2020 de Canudos trouxe à discussão o tema “Gestão de sala de aula”. Realizada pela Secretaria Municipal de Educação, a formação destinada a professores e gestores aconteceu nos dias 19 e 20 deste mês e contou com palestras, discussões e oficinas.

A abertura da jornada foi realizada com palestra da assistente social, Elisangela Almeida, e do palestrante, Tadeu Ferrer, que abordaram os desafios e estratégias da gestão de sala de aula. Em seguida, os professores e gestores participaram de oficinas sobre as experiências vivenciadas no processo ensino-aprendizagem.

No segundo dia, os participantes realizaram o planejamento pedagógico 2020, discutindo ações baseadas na realidade e dificuldades dos alunos apresentadas em 2019. A secretaria de educação aproveitou a ocasião para apresentar projetos prioritários a serem desenvolvidos nas escolas.

De acordo com o secretário municipal de educação, Joanilson Maia, é importante discutir a gestão da sala de aula, pois é onde existe o processo que envolve o professor que ensina, o aluno que aprende e o conhecimento que é construído.  “Neste ano resolvemos discutir a realidade do aluno a partir das dificuldades apresentadas em 2019. Dessa forma, a gente pôde analisar os dados registrados e a partir disso definir estratégias e metodologias para garantir uma aprendizagem de qualidade. Temos que rever a prática e refletir sobre ações, metodologias e práticas pedagógicas do dia a dia, superando, sobretudo, as dificuldades da escrita, leitura e cálculos”, explicou.

Ascom Prefeitura Municipal de Canudos