Mais 150 cisternas de consumo humano irão beneficiar famílias de comunidades rurais de Canudos

O Prefeito de Canudos, Genário Rabelo (Geo), através do Projeto Cisternas, desenvolvido pelo Consórcio Sustentável Território do São Francisco (CONSTESF), adquiriu 150 cisternas para consumo humano que irão atender às necessidades básicas de saneamento de consumo das comunidades da zona rural do município.

Nesta quarta-feira (11), a ONG Nordeste Digital, que irá construir as tecnologias, o Constesf e a gestão municipal realizaram uma reunião de mobilização das famílias para esclarecer as etapas do processo. O Projeto Cisternas acontece por etapas, são elas: seleção e cadastramento das famílias; Capacitação de beneficiários sobre o uso adequado da cisterna e sobre a gestão da água armazenada e de pessoas responsáveis pela construção e construção das cisternas.

Esta não é a primeira vez que Geo traz o Projeto Cisternas para Canudos. Até o momento, já são mais de 320 tecnologias entre cisternas para consumo humano, cisternas para produção e barreiros, beneficiando as famílias da zona rural canudense. Para o Prefeito, essa tem sido uma conquista importante, pois tem garantido uma convivência digna com o semiárido.

“Essas tecnologias sociais proporcionam o acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente para o consumo humano a famílias de baixa renda e residentes na zona rural, por meio da instalação de cisternas de placas de 16 mil litros para captação e armazenamento de água de chuva, associada à capacitação e formação para a gestão da água. Tudo isso significa mais saúde, dignidade e qualidade de vida para o povo”, afirmou o Prefeito Geo.