Mais 55 tecnologias de captação e armazenamento de água estão sendo construídas em Campo Alegre de Lourdes

 

Mais 55 famílias de comunidades rurais do município de Campo Alegre de Lourdes serão beneficiadas com barreiros-trincheira, através do Projeto Cisternas, desenvolvido pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), por meio de convênio com o governo federal.

Os barreiros-trincheiras são tecnologias capazes de captar e armazenar até 500 mil litros de água de chuva, que suprem a necessidade das famílias durante o período de estiagem, garantindo águia para plantações e animais por até oito meses.

De acordo com o Presidente do Constesf e prefeito de Canudos, Genário Rabelo, essa não é a primeira vez que Campo Alegre de Lourdes é beneficiado com o Projeto Cisternas. “O Projeto Cisternas vem atuando nos dez municípios do Território do São Francisco desde 2015. Em Campo Alegre de Lourdes já entregamos barreiros e cisternas para produção e hoje estamos construindo mais 55 barreiros, beneficiando ainda mais famílias que vivem em área de sequeiro e não tem água para produzir ou dar para seus animais”, explicou.

Após a construção e entrega dos barreiros, as 55 famílias beneficiadas irão ser preparadas e capacitadas para cuidar e manter a tecnologia. Através de curso, irão receber orientações sobre como gerenciar a água captada, além de ajuda de custo para manter a tecnologia.

 

Texto: Jacqueline Santos / Ascom Constesf

 

 

Atenciosamente, 

 

Assessoria de Comunicação

Consórcio Sustentável Território do São Francisco – CONSTESF

Juazeiro BA – Fone: (74) 3612-1967