Nota: Prefeitura de Canudos reforça confiabilidade de testes rápidos realizados no município
A Prefeitura de Canudos vem, através desta nota, esclarecer possíveis dúvidas em decorrência da veracidade dos testes realizados para diagnosticar a covid-19.
Os testes rápidos para covid-19 realizados pela Secretaria de Saúde de Canudos são disponibilizados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e certificados por autoridades de saúde como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), portanto de máxima confiabilidade credibilidade.
Os testes possuem sensibilidade de aproximadamente 86% e especificidade de aproximadamente 93%. Tendo em vista diversas questões de desconfiança em relação a testagem, afirmamos que a rede municipal de saúde é composta por profissionais capacitados que executam seu trabalho com seriedade para melhor atender e cuidar da população.
Diante da divergência entre o resultado do teste rápido e a sorologia realizada em laboratório particular por um dos pacientes com infecção por coronavírus confirmada pela Secretaria de Saúde, é importante salientar que a testagem deve ser realizada na temporalidade correta e que todos os testes positivos estão registrados junto à Secretaria de Saúde e apenas o paciente pode ter acesso.
Informamos que o teste rápido foi realizado pela Secretaria de Saúde no dia 03/06, oito dias após o paciente ter tido contato com outro paciente diagnosticado com covid-19, respeitando a janela imunológica. Já o novo teste realizado por laboratório particular, por conta própria do paciente, foi realizado dia 11/06.
O ato da divergência nos resultados dos exames está sendo investigado pela Secretaria de Saúde junto à vigilância epidemiológica. Este caso em particular está sendo apurado junto dos órgãos responsáveis como a Sesab e todo qualquer órgão que seja regulamentador.
Em contato com a Sesab e o Núcleo de Saúde da Bahia, a Secretaria de Saúde de Canudos verificou a veracidade do teste realizado, e recebeu a informação de que o teste resultou positivo. É importante salientar que o teste tem chances mínimas de apresentar um resultado falso positivo.
Salientamos ainda que no próprio exame realizado em laboratório particular e apresentado pelo paciente, consta que “Um resultado NÃO REAGENTE por métodos sorológicos não descarta a possibilidade da COVID-19, principalmente nas fases iniciais da doença e não deve ser usado como única base para decisão diagnóstica e para interrupção do isolamento”.
Portanto, com base na orientação junto ao Núcleo de Saúde do Estado a Secretaria de Saúde de Canudos reafirma a veracidade dos testes realizados, estando a total disposição para qualquer novo esclarecimento.

Ascom Prefeitura Municipal de Canudos