Obras realizadas pela prefeitura garantem água para comunidades de Canudos

A Prefeitura de Canudos está executando obras de limpeza, requalificação e ampliação de reservatórios de água como barreiros, barragens e açude, que visa prepará-los para armazenar água da chuva e garantir melhores condições aos pequenos produtores rurais em períodos de seca.

Até agora, já foram concluídos serviços em duas barragens na Comunidade do Bom Jardim e uma na Comunidade de Juá. De acordo com o assessor da secretaria de agricultura, José Edson Cardoso, cerca de 10 comunidades serão beneficiadas com as obras que garantem que reservatórios já existentes tenham novamente condições de armazenar a água e em volume maior.

Atualmente, os serviços estão acontecendo na comunidade de Calumbí. “Algumas barragens que estavam previstas para receber os serviços encheram com as últimas chuvas e então estamos remanejando as máquinas e equipe para outras, que vão ter reservatórios capazes de armazenar ainda mais água”, explicou José Edson Cardoso.

As obras estão sendo executadas através de parceria com o Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), do qual o prefeito Genário Rabelo é o atual presidente. “Sabemos que os períodos de seca castigam o nosso povo e por isso estamos trabalhando e atraindo recursos para que a gente possa garantir tecnologias e obras que ajudem o homem e mulher do campo a terem água para produzir e beber. A oferta hídrica e a garantia de condições dignas para as famílias de comunidades rurais é prioridade na nossa gestão, tanto no Constesf, quanto aqui na Prefeitura”, declarou o Prefeito Geo.

Adutora

Além dos serviços de limpeza, requalificação e ampliação de reservatórios de água, e da construção de barreiros e de cisternas através do Constesf, a Prefeitura deu início ao planejamento e preparação para começar a obra da Adutora, que vai garantir água para cerca de 170 famílias em Canudos. A Adutora abastecerá a Comunidade de Razinho e a Comunidade Rio do Saturno. Serão aproximadamente 26 quilômetros de extensão, beneficiando cerca de 700 pessoas.

Ascom Prefeitura Municipal de Canudos