Pescadores de Canudos terão acesso a crédito para criação de peixes

Uma parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Pesca de Canudos e a Bahia Pesca vai proporcionar aos pescadores do município o acesso a crédito para a criação de peixes, através de financiamento pelo Banco do Nordeste. O projeto consiste na implantação de um sistema de condomínio de criação de peixes em tanque rede. Cada condomínio será formado por 15 famílias e cada família terá acesso a crédito para a compra de quatro tanques rede, além de ração.

Cada família poderá receber até R$ 15.000, com carência de cinco anos e com subsídio de 40%, ficando apenas o valor de R$ 9.000 para cada família. O projeto será implantado se forem cadastradas cerca de 100 famílias

Para participar o produtor não pode ter vínculo empregatício e nem restrição com o CPF. É necessário ainda ser pescador, produtor rural se enquadrar no programa. Os documentos necessários são: CPF, RG, Carteira de pescador ou declaração da Colônia de Pescadores, documento da terra se produtor rural, ITR, Certidão de casamento.  O pescador que não for associado pode pegar uma declaração de pescador na Colônia de Pescadores de Canudos.

Além dos documentos já citados, é necessário que o pescador tenha a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), emitida pela Bahia Pesca.  O pescador que ainda não possui a DAP poderá solicitar a emissão no próximo dia 20 de fevereiro, no Memorial Antônio Conselheiro.

Ascom Prefeitura Municipal de Canudos