Prefeito de Canudos assina termo de adesão ao Programa Garantia-Safra

Em evento realizado na União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador e na presença do governador Rui Costa, o Prefeito de Canudos, Genário Rabelo, assinou, na manhã desta quarta-feira (31), o Termo de Adesão ao Programa Garantia-Safra.  O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), concedido a produtores cadastrados e que tenham perdido ao menos 50% da produção agrícola.
O programa tem o objetivo de destinar uma renda de R$ 850,00, divididos em cinco parcelas, para agricultor ou agricultora que perdeu a lavoura devido à estiagem ou ao grande volume de chuvas. Em toda a Bahia, serão R$ 47 milhões direcionados para o benefício que garantirá o fortalecimento da agricultura familiar mesmo em períodos difíceis para as famílias de produtores.
De acordo com o prefeito, continuar com o seguro safra é mais uma ação do município para assegurar a continuidade da agricultura familiar. “Sabemos que estamos enfrentando tempos de seca no nosso município então estamos correndo atrás de ações e benefícios que ajudem o homem e a mulher do campo a se manterem e continuarem a gerar renda para suas famílias”, disse.
Ainda segundo Genário Rabelo, ano passado Canudos teve 641 agricultores beneficiados com o programa e em 2017-2018, o Garantia-Safra irá alcançar ainda mais famílias. A previsão é que em julho comecem as inscrições dos trabalhadores rurais que irão receber o seguro.
O valor do seguro é garantido com a participação do município (responsável por 6% do valor do Garantia-Safra), pelo Governo do Estado (12%), pelo próprio agricultor (que contribui com apenas 2%) e da União, que complementa o benefício.
Assessoria de Comunicação de Canudos